SOBRE SPLIT

SPLIT é uma marca que pertence à empresa Vinko que, por sua vez, é resultado da parceria entre três jovens empreendedores e uma família com ligação de quinze gerações ao sector vinícola.

Sendo habituais consumidores de vinho estes empreendedores sentiram que havia várias alturas em que lhes apetecia beber um copo de vinho mas não podiam porque a logística de consumo não era adequada, porque tinham gostos diferentes das outras pessoas ou simplesmente porque não estava disponível.
Dessa forma, procuraram soluções que se adaptassem a um estilo de vida mais moderno e que permitisse um consumo personalizado, adequado às necessidades de cada um.
Encontraram a solução perfeita: um copo de vinho pronto-a-beber com 187ml, numa embalagem inquebrável, fácil de transportar e que garante uma experiência de consumo muito idêntica ao tradicional copo de vidro.

Da união entre jovens empreendedores e uma família com forte ligação ao sector vinícola nasceu uma marca que alia inovação e tradição e que tem como principal objectivo garantir que vinhos de qualidade possam ser consumidos em qualquer altura e em qualquer lugar.

SPLIT é um termo da gíria vinícola anglo-saxónica, pouco conhecido noutros locais, que designa um quarto de garrafa, exactamente a medida de cada SPLIT. SPLIT significa também dividir a garrafa, em quatro copos diferentes, e dessa forma partilhar os momentos simples e únicos da vida bebendo o seu vinho de eleição.

O embalamento é feito pela Vinko, a mesma empresa que detém a marca SPLIT, e que é detentora da exclusividade desta tecnologia de enchimento de vinho em copo em Portugal – Vinko, Lda.

Todo o processo está protegido sob quatro patentes que vão desde as matérias-primas ao processo de enchimento. A Vinko detém a exclusividade da utilização destas patentes em algumas regiões definidas com os proprietários da tecnologia.

Todo o processo de enchimento é realizado numa atmosfera inerte, para garantir níveis de oxigénio no espaço-cabeça menores que 1%. Para além disto, o vinho é cheio sobre uma atmosfera negativa para permitir manter o copo em vácuo, o que permite uma boa amplitude térmica durante o seu armazenamento até ao consumo.

A matéria-prima principal do nosso copo, o PET, tem um conjunto de características que o tornam a escolha certa para este tipo de conceito.
Permite uma sensação de consumo muito semelhante ao tradicional copo de vidro, é um material transparente, leve, rígido e reciclável. O facto de ser inquebrável é uma grande mais-valia para todos os momentos em que a utilização do vidro não é segura.
Para além disso, a conservação do vinho é perfeita em copo e a sua evolução muito positiva.

Como na maior parte dos vinhos, não existe um período de duração explícito nos nossos produtos. A validade depende de inúmeros factores entre os quais destacamos a conservação adequada.
De qualquer forma, aconselhamos os nossos clientes a consumir o produto no prazo de um ano.

A tampa superior serve para proteger eventuais cortes na película que sela o copo, assim como, para se poder armazenar o vinho por um curto período de tempo após a sua abertura.
No entanto, é de salientar que depois de aberto não é impermeável.

Uma das nossas mensagens principais é: Onde a minha imaginação me levar!
Como tal, não há um guião de locais ou alturas apropriados para beber SPLIT. Todos os momentos são bons quer nos apeteça relaxar, conviver ou celebrar.
Naturalmente que, pelas suas características, SPLIT fará a diferença em todos aqueles momentos que o vinho não está disponível, em que nos apetece uma quantidade mais pequena, em que nos apetece um vinho diferente da nossa companhia, em que a utilização do vidro não é segura, em que a logística de consumo é complicada ou em que nos convém ter algo mais portátil.

Neste momento, estamos já a exportar para alguns países europeus e pretendemos em breve alargar as vendas a outras geografias.
Em Portugal, estamos numa fase de entrada no mercado com presença nalgumas lojas gourmet, mercearias, restaurantes e possibilidade de vendas através do site. Em breve, esperamos estar presentes em mais pontos de venda e oportunamente ter uma área do site em que comunicamos os sítios onde nos podem encontrar.

Fazemos questão que o nosso conceito seja referido como “vinho em copo” pois é diferente do tradicional formato de serviço de “vinho a copo” que, para além de ter desperdícios associados e implicar uma logística mais complicada, se apropria a locais e momentos diferentes de SPLIT.